Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Maracanã 2014 - um dos estádios mais modernos do mundo

Em vésperas de Olimpíadas, a nação brasileira já sente o aroma da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá em 2014. Nada muito cheiroso, de fato. Questões como aeroportos, rodovias e corrupção tem alimentado a revolta da população que, numa generalização "mesquinha", torna-se cética quanto ao sucesso do evento em terras do Brasil.


Porém, por um momento, esqueçamos todas as desavenças político-econômico-sociais dessa grande festa e lembremos da "esfera tecnológica" envolvida. Para abrigar carinhosamente o evento que se aproxima, os estádios de futebol deverão sofrer uma reestruturação geral, certo? Certo. Independente de quão distante esta esteja, os planos para sua realização já invadem as manchetes dos blogs de esporte e tecnologia por aí.



O estádio agraciado pelo pioneirismo nos projetos foi o Maracanã - símbolo do esporte em qualquer lugar do planeta. Confira agora imagens de sua versão 2014:









A ideia é usar um combo de lona autolimpante, muito LED e coletores de água para tornar o Maráca um dos estádios mais desenvolvidos e ecologicamente corretos do mundo. De fato, um projeto MUITO bonito e bastante inteligente, que justifica ao menos parte dos milhões de dólares de seu orçamento. 
Porém, o caro leitor deve estar imaginando o mesmo que eu: ainda falta alguma coisa! Em 2011, nossas espectativas vão além daquilo que é "lugar-comum", não é mesmo? Depois dos planos asiáticos para as próxima Copas - que você pode encontrar facilmente em Googles da vida - analisar um projeto tão "simples" como o brasileiro é meio tedioso.

Cadê os jogadores holográficos, as "cidades-estádio" e o mar tecnológico que a gente tanto adora? =p




Nenhum comentário:

Postar um comentário