Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Na guerra dos browsers: IE ganha décima versão enquanto que Firefox e Chrome apresentam fantasias novas.

A batalha entre browsers tem se intensificado em ritmo proporcional ao do ainda intenso desenvolvimento do universo web - este, por sua vez, condicionado pelo desenvolvimento tecnológico no geral.
Provavelmente, não cabe nas mãos a quantidade de posts que nosso blog já dedicou ao assunto. De fato, esse "pleonasmo" conceitual poderia ser entediante em qualquer cenário; porém, quando falamos sobre navegadores, exploramos bastante todo o dinamismo e efemeridade que carrega o tema, o que torna cada post singular entre os demais.




Não é novidade para o mundo on-line o lançamento do tão badalado Mozilla Firefox 4. Já é famosa, também, a atualização do navegador da Microsoft - o controverso Internet Explorer - para sua nona geração. Entretanto, nesse post, trazemos algumas curiosidades e novidades que perderam-se nas longas linhas de muitos blogs por aí.




Começamos com o mais novo lançamento da empresa de Gates: o IE 10. Isso mesmo, 10. Por sofrer de um
pré (ou pós, entenda como preferir) conceito muito grande no cenário mundial, o Internet Explorer trás consigo uma extrema necessidade de correr atrás da veloz e estável concorrência; que, por sua vez, não hesita em enaltecer cada vez mais seus queridinhos: o colorido e a raposa.
É por isso que você, que acabou de baixar a versão 9 do programa, já pode se considerar desatualizado. Se quiser entrar novamente para o grupo de elite, você deve fazer o download da nova versão por aqui (lembrando que esta não permite navegação, apenas visualização de páginas).

Veja como o IE 10 deve se parecer:



Um tentativa. Eu acho.

Pra continuar nossa conversa, temos uma renovação bastante significativa na cara do navegador da Google, o Chrome. Nas vésperas de receber seu mais novo irmão - o Chrome OS - como real parte de sua família, o rápido e leve programa teve seu já famoso logo alterado, numa manobra que busca mostrar toda a praticidade e simplicidade do browser logo à primeira vista.


A princípio, uma alteração bastante válida. Vamos apenas aguardar o retorno da grande massa, que adora divergir das coisas =P

Pra encerrar nossa listinha, seguindo a mesma linha de seu concorrente, o pessoal da Mozilla propôs novos logos para seu browser. Porém, diferente do caso acima, esses teriam a função de diferencias as atualizações do programa.




A ideia teria surgido por conta da intensa frequência com que ocorrem as atualizações do Firefox. O logo "Nightly" representaria a versão que não passou por nenhum teste de qualidade. "Aurora" ilustraria o programa num segundo momento, já tendo passado por parte dos testes e já com as novidades propriamente ditas. A versão "Beta", como de costume, mostra uma das últimas evoluções do produto até chegar ao consumidor final.
Uma sacada muito boa, ao meu ver. E, além disso, muito bonita.

---

É evidente a agitação constante do mercado de navegadores. Chrome, Safari, Opera, Firefox, IE... os gigantes se atacam diariamente - e ganham paulatinas ascensões, de acordo com as novidades que proporcionam. No final de tudo, o grande vencedor somos nós! É essa concorrência que permite que o serviço, mesmo que gratuito, se torne cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário