Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Touchscreen com textura é um ótimo projeto de acessibilidade... além de ser bem divertido!

Os gadgets atuais abusam bastante das mais desenvolvidas tecnologias do mercado. Telas, teclados, câmeras, conexões... nada escapa da minuciosa interferência do setor de inovação, principalmente quando falamos de gigantes no ramo como Apple, Sony, Samsung e Nokia.

Nos últimos tempos, a maior revolução que agitou o mercado de smartphones foi a introdução das telas sensíveis ao toque - que se espalharam pelo mundo por conta do fenômeno iPhone - a um mercado que corria a todo vapor; o que acabou virando um dos principais pontos de avaliação dos novos modelos. Há alguns meses, a avaliação limitava-se ao fato de o aparelho ser ou não dotado de tal capacidade; mas hoje, com avaliações mais intensas, as reprovações do mercado tornam-se frequentes para com aparelhos sem o "multi-touch", ou que apresentam uma precisão e/ou fluidez que não seja satisfatória.

A resposta das fabricantes é trazer, numa velocidade incrível, novas tecnologias para seus gadgets. Enquanto Nokia aposta nas telas resistivas, Apple joga todas suas fichas na capacitiva, configurando um "duelo" bastante interessante entre suas capacidades. Por ora, a Maçã tem apresentado um resultado mais interessante, por ser mais confortável e precisa... porém, esse cenário pode mudar.

Pesquisadores da Nokia inauguraram um novo projeto que pode abalar as estruturas daquilo que chamamos de "touch-screen". A nova ideia é de trazer às telas um feedback tátil, e não apenas sonoro como de costume. Por meio de simulações de relevo na pequena tela, a nova tecnologia possibilitaria um reconhecimento imediato de aplicativos - além de milhares outras divertidas aplicações - apenas com o toque; o que auxilia muito o uso de smartphones (celulares, etc.) por deficientes visuais.
Para você que ainda acha ser meio difícil desenvolver tal condição, saiba que já existe um protótipo da nova tecnologia, que vem se apresentando bastante eficiente:



Por ora, a tecnologia ainda não conseguiu encontrar caminhos para ser aplicada em telas que aceitam mais de um toque simultaneamente... mas, com certeza, já é um excelente começo!
Mais um passo em direção ao combate direto das gigantes. Lembra daquele infográfico de ontem? Prepare-se para ver muitas linhas laranjas saindo da Nokia, por conta das quebras de patente...

Ai, ai, ai, viu!

----
Via Hypescience
Mais uma indicação de @BrunoCobbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário