Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bem vindo ao século XXI

Os periféricos de comunicação entre homem e máquina vêm mudando bastante de uns tempos pra cá. A princípio, a evolução limitava-se a forma e cor, envolvendo aspectos relativamente simples como ergonomia e beleza. Porém, com a fulminante evolução da tecnologia, esses periféricos passaram a mudar internamente, não só externamente.
Com isso, "mouses de bolinha" tornaram-se a laser e teclados e mouses perderam os fios. Alguns foram até mais longe, ganhando "frescurinhas" adoráveis, como o tal multitouch do Magic Mouse.

Paralelamente a tudo isso, uma parte da industria dedicava sua tecnologia a um outro nicho de mercado. Ao invés de alterar partes dos periféricos, ela se propunha a alterar a maneira como estes funcionam e/ou interagem com a usuário. É simples. Um mouse, que antes era algo que, apoiado sobre uma superfície lisa, reproduzia os movimentos nele empregados a um pequeno cursor posicionado na tela, transformou-se em uma luva que reproduz também os movimentos dos usuários, porém sem necessitar de superfície alguma; e que, potencialmente, tem mais precisão.

Tal evolução é notável. Porém, ainda não bastava. O uso de algo que necessitava de um contato com o usuário era algo que ainda causava um grande incômodo aos desenvolvedores...

Foi então que, ao assistir Minority Report, eles perceberam que podiam ir mais longe.
Olha só:




O protótipo permite não só a comunicação direta do usuário com a máquina, mas também de outros usuários. Tudo isso num ambiente 3D, e que propicia um inegável conforto. Para aqueles que já conhecem o Kinect da Microsoft, ambos são parecidos... porém o protótipo acima permite uma infinidade de aplicações, diferentemente do antigo Project Natal.
Sinta-se humilhado, Tom Cruise. Nós não precisamos de luvas!
Yeaaah!

Outra grande novidade nessa área de periféricos é o teclado virtual, usado - geralmente - em gadgets e All-in-one multitouch. Não é nada incrível, porém algo que permite um feed-back sonoro, sem um risco eminente de quebras e defeitos.
E, para intensificar ainda mais as qualidades desse produto, olha o que fizeram:



Com simplicidade, o aplicativo consegue sanar muitos dos problemas apresentados pelos usuários desses teclados virtuais.

Tudo isso para favorecer o conforto para o usuário...
E acho que está funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário