Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Orkut pode ser fechado! Oh!


As redes sociais dominaram o mundo como um todo. É claro que existem aquelas que se restringem a seu "país natal", porém a grande fatia de usuários que utiliza de serviços relacionados às tais redes sociais se concentra em quatro principais: Orkut, Facebook, Twitter e MySpace; tanto por serem as maiores, quanto por abrangerem um grande leque - por vezes até infinito - de assuntos e temas (diferente de redes como Cupiditino ou LinkedIn).

Porém, por serem tão grandes e tão "abrangentes", essas redes não têm um filtro muito eficiente dos tipos de pessoas que nela se cadastram e dos assuntos que tanto essa quanto outras pessoas participam ou iniciam. Para exemplificar as coisas, um traficante de drogas pode usar seu Orkut para realizar negociações e contatos, tendo milhões de usuários para acobertá-lo. É mais ou menos como realizar um assalto num lugar cheio de gente. Ninguém vê.

E é exatamente por isso que a Justiça do estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação contra a rede Orkut (sim, eles estão processando a Google). O fato que gerou essa mobilização, segundo a Justiça carioca, é a facilidade de existência da pedofilia na rede, vinda de uma má gestão da mesma.

Mas, fazendo uma analise bem crua, é impossível que qualquer rede social tenha controle integral sobre os usuários que ela acessam. Mesmo configurando crime de falsidade ideológica, os profiles fakes dessas redes são inúmeros e indestrutíveis. E esse é um dos argumentos favoráveis a Google, que já ganhou um processo parecido, mas em ataque ao Youtube, nos EUA.

Segundo o Gizmodo, as medidas exigidas pela Procuradoria são: "entre outras, eles querem logs de atividade das comunidades; um sistema que detecte automaticamente páginas relacionadas a pedofilia ou que façam apologia ao crime; propaganda em jornal, rádio e TV sobre os perigos da internet e do Orkut; e a criação de um canal de denúncia."
E ainda, de lambuja, ainda querem uma multa mensal de R$100.000,00.

O que, por muito tempo, foi apenas um boato fajuto da internet pode se tornar realidade. Se não forem cumpridas as exigências, o Orkut pode ser fechado aqui no Brasil.
Porém, é sempre interessante lembrar que o banco dos réus será ocupado pela Google, que detém todo o poder do mundo, e pode muito bem sair "impune" das acusações. O que, ao meu ver, seria justo; visto que o botão de "Denunciar" existe, e pode ser usado por qualquer um.

Seria então uma questão de analisar como seria uma vida sem Orkut. Será que ele faria tanta falta?
O problema é responder essa pergunta de forma genérica, visto que este é destinado ao mais diverso grupo de usuários.

E agora, Google? E agora...
Ficamos no aguardo para novas informações.

---


Nenhum comentário:

Postar um comentário