Pelo menos era o que se pensava, até a coletiva realizada hoje, 16/07/2010, pelo ultra-master mandachuva da Apple, o Steve Jobs.
Pasmem! A coletiva começou assim:
Na reunião, Jobs foi "nobre" (uhm, sei) ao assumir que o novo aparelho da empresa realmente tinha um defeito na recepção de sinais, mas que este não era tão grave e que a empresa está em constante trabalho para acabar com isso.
Durante a coletiva, Steve fez questão de falar que quem estiver descontente, que não compre o iPhone 4. O figurão ainda afirma que quem estiver arrependido, pode ter seu dinheiro todo de volta... e, para quem apenas quiser resolver o problema do sinal, e quiser continuar usufruindo de seu novo smartphone, Jobs prometeu entregar cases gratuitos.
Com relação aos números, o parecer da Apple foi de que estes não justificam o enorme alarde na imprensa. Segundo a Maçã, o índice de devolução do iPhone 4 foi de 1,7%, o que é estupidamente baixo. E o de reclamações com relação ao sinal foi, até a data, de 0,55%.
Além de tudo, Jobs ressaltou que o problema de sinal não era único e exclusivo do iPhone, citando concorrentes como RIM, HTC e etc...
Pra fechar com chave de ouro, o Gentleman ainda disse:
"Então nós fazemos tudo isso porque amamos nossos clientes. E quando não damos conta - o que acontece, algumas vezes - nós tentamos com mais empenho. Paramos, nos recompomos, descobrimos o que está errado, e nos empenhamos mais. E quando nós alcançamos o sucesso, os clientes nos dão em retorno . E fazem tudo valer a pena."
Steve e seus comparsas, como por exemplo o CEO da empresa, disseram que usam o iPhone sem case, e que o sinal até melhorou em suas casas (o que outros usuários já relataram, também).
Enfim, uma briga sem tamanho! De um lado os Apple haters e os metade dos usuários mais sensatos; do outro, os Apple lovers e a outra metade dos mais sensatos. O fato é que, tendo sido Jobs arrogante ou não em seus depoimentos, a Apple continua com um índice de aceitação (mesmo que enrustido) altíssimo, o que se reflete em seus altos lucros e índices de crescimentos.
Na minha humilde opinião, Jobs poderia sim ter sido um pouco mais humilde em suas declarações, sem ter aquele ar de: "Se você não quer a Apple, quem liga? Nós não precisamos de você". Mesmo sendo um amante declarado dos produtos da empresa, acredito que, por esse caminho, a figura de Jobs pode acabar com toda a fama e o respeito conquistado pela Apple em vários anos.
A empresa começou a se apoiar mais em seu nome, e se esqueceu do que a levou a ser tão respeitada; haja visto os problemas de fabricação que surgiram em iMacs e iPhones nos últimos anos.
Tá na hora da Maçã perceber pra que caminho está indo... antes que aconteça o pior.
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Veja a matéria completa em: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/steve-jobs-admite-o-problema-da-antena-do-iphone-4-e-dara-bumper-cases
Se existe um erro gravíssimo cometido por marcas tradicionais, ele se chama onipotência. Nenhuma marca está acima do bem e do mal, ainda mais quando o consumo por afeto-experiência cresce desembestadamente. O marketing viral está cada vez mais eficiente e com maior número de meio para propagação. Boicotes em massa não tem mais ar de conspiração e sim direito. Claro, uma marca como a Apple não será destruída de um dia para uma noite, mas pode ser minada até definhar completamente. É, Seu Jobs, cuidado com o bichinho da maçã!
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