Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

HTC1 - Less is more

No mundo de hoje, se engana quem pensa que, para ser completo, o aparelho inevitavelmente deve ter um sistema complexo, ou um design cheio de botões para ativar muitas outras funções. Muito pelo contrário.
As novas tendências giram todas em torno da simplicidade, tanto em aspectos relacionados à aparência quanto àqueles relacionados ao sistema de interfaces dos aparelhos.

Um smartphone que impulsionou esse pensamento é, ainda hoje, amado por muitos do mundo todo. Fabricado pela Apple, o iPhone trouxe uma nova cara para os aparelhos celulares, proporcionando potência, beleza e a nova soberana - simplicidade - para seus usuários.

Com essas peculiaridades, o celular da Apple manteve-se estável na liderança do mercado por um bom tempo... até chegar o Android. Um sistema da Google, que conseguiu ser um bom rival do então soberano iPhone OS.


Mas ainda havia um porém. A Apple e todas suas patentes proibiam que seu design servisse "inspiração" para os aparelhos com Android, o que resultou em smartphones muito potentes, com ótimos sistemas operacionais, mas com um design meio esquisitão, cheio de curvas estranhas.

A situação atual é estável. Nokia, com seus próprios - e estranhos - modelos de smartphones; Motorola apostando na integração entre redes sociais e no seu "Moto
Blur" que deu uma boa personalizada no já comum Android, e lançando um aparelho diferente por mês; Rim, vivendo do mercado empresarial, no qual apenas os grandes empresários a querem; Apple, sofrendo por falhas de fabricação, mas nadando em lucros com seus dois últimos lançamentos: iPhone 4 e iPad e HTC, meio escondida, mas fazendo sucesso com seus aparelhos com Android e com o Nexus One, que ganha também o nome da Google, dentre tantas outras empresas aqui e ali.

É nesse cenário que o designer Andrew Kim decidiu desequilibrar a balança. Usando o nome da HTC e batizando seu aparelho de HTC 1, o designer criou um aparelho com um sistema operacional extremamente simples e eficiente, e ainda transformou o design dos smartphones ao propor uma composição super simplificada, elegante, e com um "apoio embutido" que permite o equilíbrio do aparelho numa posição muito interessante para a visualização de imagens e vídeos.


Voltando ao sistema, ele é lindo! Nada super diversificado, como o iPhone e sua App Store, mas funcionalidades que suprem bem a demanda da maioria dos usuários. Além de também abusar da simplicidade, o sistema ainda te liga com as mais famosas redes de mensagens, como facebook, MSN, e outras, juntamente dos SMSs.
A sua base, que serve como apoio, quando não usada encaixa perfeitamente no corpo do celular. Seu corpo, por sua vez, emite raios UV por uma pequena luz que limpam a superfície do mesmo de bactérias e vírus. Ele ainda tem dois alto falantes nas extremidades.

E, além de tudo ,ainda é perfeito nos detalhes, sejam eles na aparência ou no sistema.
Ficou apenas a dúvida se esse OS seria uma evolução do próprio Android.

Mas quem liga?

-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário