Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cada vez melhor!

Como todos sabem, algumas vezes por ano, a Apple realiza apresentações (keynotes) para apresentar seus novos produtos. Geralmente, são atualizações de OS ou leves mudanças no design; porém, nessa quarta-feira 01/09/2010, Steve Jobs subiu ao palco para mostrar ao mundo o que a Maçã tem de melhor no mundo da música. E foi incrível!

PS. O conteúdo aqui expressado é de autoria de um jovem Apple fanboy. Mesmo sendo consciente da necessária imparcialidade, peço que me desculpem por qualquer onomatopéia ou hipérbole usada nesse post.

As novidades começam antes mesmo de Jobs abrir a boca. A apresentação de hoje foi, pela primeira vez na história da empresa, exibida ao vivo em apple.com. Alguns problemas aqui, outros ali... mas, em suma, o sistema de exibição on-line me surpreendeu.
Pois bem, uma vez que todos estavam em seus lugares, o ultra-master-pro-blaster-man da Maçã entrou em cena.

Como de costume, a keynote iniciou-se com Jobs contando um pouco sobre os últimos dados da empresa. Os números estão bastante impressionantes: 6.5 bilhões de apps baixados da App Store; novos usuários de mac alcançando o total de 50% de todas as vendes... enfim, dados que confirmam o evidente crescimento.

A partir daí, as novidades foram tantas, que vamos dividí-las em tópicos para facilitar a visualização:




iOS

Atualmente, temos três diferentes aparelhos funcionando com o iOS - antigo iPhone OS - que são iPad, iPod Touch e o próprio iPhone. As novidades para o sistema operacional foram interessantes. O novo iOS 4.1 terá novos enfeitesinhos:
*correção total dos bugs;
*um novo sistema de otimização da captura de imagens - HDR Photos;
*Upload de vídeos HD via Wi-fi;
*Aluguel de shows de TV;
*Game Center.

Durante sua apresentação do novo iOS, pudemos ouvir alguma piadinhas da parte de Jobs, como "E você, que não tem amigos, pode procurar um adversário aleatório em nossa nova central de Games". Além disso, Steve explicou o funcionamento do HDR - High Dynamic Range Photos. Para os curiosos, essa nova tecnologia é realmente simples. Tiram-se, ao lugar de uma, três diferentes fotos em sequência (uma com flash total, uma sem flash, e uma intermediária); logo após, mesclam-se as três imagens para a criação de uma, o que permite uma maior resolução dos detalhes e otimização de aspectos como brilho e contraste.

Mas as novidades não param por aí! Tivemos ainda, logo após o iOS4.1, o Sneak Peck do sistema destinado a iPad users: iOS4.2
Nele, os aparelhos ganham novas capacidades como poder imprimir diretamente do iWorks e realizar Streaming de vídeos, imagens e músicas pelo novo AirPlay; além, é claro, de tudo aquilo que o iOS4.1 também promove.


iPod

Enquanto que muitos já se contentavam com os novos sistemas operacionais, as surpresas da manhã - ou tarde, no nosso caso - ainda estavam no começo. Como nas palavras do próprio Jobs, hoje, os iPods tiveram "a maior revolução de todos os tempos". Foi mudado o design de, praticamente, TODOS OS MODELOS de iPod disponíveis.

iPod Shuffle

Aqui, a mudança não foi muito aparente. A empresa decidiu que os botões não eram tãaaao dispensáveis assim, para retirá-los de seu aparelho. Portanto, o iPod Shuffle 4G é uma otimização da segunda geração, que perdeu um pouco de tamanho e ganhou o conhecido Voice Over. A embalagem foi muito bem descrita por Steve como "cute" - bonitinha. Essa gracinha chega às lojas em 5 diferentes cores, e por um preço bem barato: U$49,00


iPod Nano

Aqui, as mudanças foram dignas de arrancar um Oh!. Mesmo que sendo um modelo já vazado, a nova geração de iPods Nano é realmente interessante. Os botões - puf! - sumiram! A tela encolheu, e ganhou um multitouch... com isso, o aparelho ficou extremamente nano.
Para alguns, o fato de este ter perdido a capacidade de exibir vídeos pode ser um grande problema. No início, era um grande empecilho para mim também. Mas, devemos assumir que, para potencializar a portabilidade, a tela ficou muito pequena para se assistir um clássico de Hollywood, certo?
Além do reconhecimento de toque, o novo aparelho ganhou um clipe traseiro a lá Shuffle, além de um receptor de rádio e uma bateria com duração de 24horas. Além disso, ele também perdeu algumas gramas e um pouco de volume.
O preço por tudo isso? U$149,00 8Gb e U$179,00 16Gb



iPod Touch

Aqui, as mudanças também não foram tantas. A grande novidade é um design mais fino ainda, e uma câmera frontal para uso do Face Time. Durante a apresentação, Jobs citou uma frase dos consumidores, que dizia ser o iPod Touch "an iPhone without a phone" (um iPhone sem telefone). E então, afirmou que, na além disso, é um iPhone "Contact Free" (Livre de contrato; sem contrato).




iTunes 10

As mudanças no programa da Apple começaram já pelo logo. Jobs, zombando do CD como mídia física, disse que precisavam de um novo logo, mostrando ao público uma imagem bastante curiosa - e, como ele diz, "cute".
O programa propriamente dito passou por reformulações interessantes. Porém, a mais chamativa delas foi a introdução de uma "rede social" de compartilhamento de experiências relacionadas à musicas: o Ping. Criado para unir "facebook" e "twitter" numa plataforma musical, promovendo uma integração entre super fãs e super astros do globo, Ping é a nova aposta da empresa para unir seus usuários em um único - e próprio - local...

Apple TV

Se a coisa já estava boa, melhorou ainda mais! Já estava contente com as "inovações" da tarde, mas o anúncio da nova Apple TV me fez querer me aventurar no meu inglês - que não é nada fantástico - para poder usar e abusar do ultramente melhorado aparelho.
Como todos sabem, a Apple TV era, até hoje, o produto menos vendido da empresa. E foi justamente assim que Jobs começou a apresentação, dizendo ser o aparelho a "pior tentativa" da Maçã. Porém, Steve ressaltou que, aqueles que tinham uma, adoravam! Foi então que, realizando uma pesquisa com os Apple TV owners, descobriu algumas melhorias que poderiam ser feitas para conseguir, finalmente, atingir o público.
Pois bem; foram levantadas algumas questões sobre tamanho, barulho, preço... o que seria natural de se reclamar. E não é que a Apple conseguiu resolver?
Apresento-lhes a nova Apple TV:





Incrível! Com 1/4 do tamanho e muito menos barulhenta, a nova geração promete trazer vida às salas ausentes de produtos com a pequena maçã. As novidades da Apple TV vão de seu design - como você pode ver - a seu preço, que caiu algumas dezenas de dólares, e passou a custar U$99,00. Tivemos também surpresas, como a possibilidade de streaming de vídeo via Wi-fi, e redução de preços (U$4,99 para filmes e U$0,99! para séries). Além disso tudo, a nova Apple TV realiza streaming, também, de outros aparelhos com iOS4. AMAZING!!!!!!
Como percebido pela empresa, os usuários não queriam "gerenciar seus arquivos". Então, a Apple acabou com o armazenamento de filmes em seu aparelho; que foi trocado por um sistema bastante interessante de aluguel.

Coldplay

Sim, meus caros. COLDPLAY!
Foi assim que se encerrou a fantástica apresentação: um piano, um microfone, e um vocalista extremamente talentoso cantando Yellow, Viva La Vida, e uma nova canção de sua banda.
E foi com o bom humor e a simpatia de Chris Martin que pudemos nos despedir do YBCA Theater, em San Francisco - CA, e de uma apresentação que ficarás marcada na história da música.

Não deixe de acessar a apresentação na íntegra!





Nenhum comentário:

Postar um comentário