Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

iPad, Samsung Tab e HP Slate batalham intensamente pela preferência do consumidor.

Que os tablets já comem uma boa fatia do mercado, todos sabemos. Que eles vieram pra ficar, também. Mas como escolher entre as várias opções que temos no mercado atualmente? Só para complicar um pouco mais essa "decisão", vamos fazer aqui uma comparação entre 3 modelos, que marcam bastante as três vertentes que o reino dos "tablets" assume.

Pra começar, um pequeno demonstrativo de cada um deles:

iPad
Evidentemente, o que assume papel de protagonista desde o início das vendas de tablets. Produzido pela americana Apple, tem uma interface multimídia fantástica, bastante prática e beleza.

Galaxy Tab
Nasceu para destruir a ditadura instaurada pela Apple no mercado de tablets. Criado pela Samsung, o aparelho conta com uma tela widescreen, duas câmeras e um design incrível, que criam nele um potencial bem grande.

HP Slate
Resurgindo das cinzas, o tablet da HP foi, talvez, o mais desejado de todos, no início do ano. Depois de uma série de polêmicas, foi perdendo seus fãs... mas não seu encanto.

------

Agora, vamos analisar por categorias cada um dos aparelhos.
(Nota: O aparelho da HP, por ainda ser um protótipo, não apresenta ainda especificações de hardware. Porém, podemos analisar seu desempenho por um vídeo feito com uma unidade de testes.)

Hardware
iPad: 8,5
Galaxy Tab: 9,0
HP Slate: 8,0

Nesse quesito, o aparelho da Apple ainda peca um pouco em quesitos como velocidade de processamento e na falta de câmera; porém, esses são compensados pela tela e o multitouch incrível.
HP Slate apresentou alguma lentidão, e apresentou uma tela pouco sensível no vídeo ao qual tivemos acesso.
Galaxy Tab peca levemente no quesito velocidade, e sua câmera poderia ser um pouco melhor


Interface
iPad: 10,0
Galaxy Tab: 10,0
HP Slate: 8,0

É injusto dar uma nota menor que dez para iOS e Android. Muito injusto. Porém, o Windows 7 já não merece tal luxo... não por ser um mal OS; pelo contrário, gosto muito dele! Mas, uma vez sendo nativo dos PCs comuns, ele não apresenta uma interface muito legal para os tablets, concordam?

Aplicativos
iPad: 9,5
Galaxy Tab: 9,5
HP Slate: 10,0


Se o W7 prejudica a navegação, no quesito aplicativos ele faz bem diferente. Mesmo não sendo tão convidativos quanto os disponíveis para seus concorrentes, os aplicativos que rodam na plataforma Windows são muuuuito numerosos... e também diversificados. iPad e Galaxy Tab também arrazam nesse quesito, com certeza.








Praticidade
iPad: 8,5
Galaxy Tab: 9,0
HP Slate: 8,0

Quanto falamos em OS, o iPad apresenta-se até um pouco melhor do que seus concorrentes. Porém, sua tela "largona" acaba estragando sua portabilidade. O Galaxy Tab, mesmo sendo grandinho, ainda é um pouco mais portável, e apresenta um OS bastante prático também. HP Slate, rodando um W7, é bom. E nada mais.


Aparência
iPad: 9,0
Galaxy Tab: 9,5
HP Slate: 8,5

O design do iPad foi algo que o crucificou desde o momento de sua apresentação. Mesmo não concordando com isso, acho que a Samsung acertou bem com o desenho do pequenino Galaxy Tab. Sua tele de 7" wide quebrou o aspecto "quadradão" do aparelho da Apple, e ainda possibilitou que a "pegada" ficasse muito mais prática, inclusive na digitação. O Slate, pelo menos no protótipo, tentou inovar com uma traseira, hum, diferente. Você verá no final desse post...




Média total
iPad: 9,1
Galaxy Tab: 9,5
HP Slate: 8,5

Como vocês podem ver, nos quesitos principais, o aparelho da Samsung acabou recebendo a maior nota, seguido do iPad e do lanterna HP Slate. Porém, ainda existe algo a considerar:

Custo Benefício
iPad: 7,5
Galaxy Tab: 5,0
HP Slate: 6,0 (valor estimado) 


O iPad da Apple, como já sabemos, tem seu modelo mais simples vendido a U$499 - R$ 1.500. Porém, o preço apresentado pelo tablet da Samsung assustou bastante gente: R$ 2.700! Portanto, mesmo tendo uma média melhor, o Galaxy Tab sofre com seu preço bastante salgado...
Analisando esse último dado, temos os resultados literalmente despencados:

iPad: 8,3
Galaxy Tab: 7,25
HP Slate: 7,25




Considerações Finais

Não é por ter vencido nosso pequeno torneio que o tablet da Apple, o iPad, se torna o grande maioral. Devemos lembrar que, para cada produto, existe seu comprador... e que o seu uso, sua rotina, definem o aparelho realmente ideal para você. É bom perceber que, provavelmente, as cifras do aparelho da Samsung vão cair; e que o WebOS - da antiga Palm, agora da HP - daqui um tempo rodará no Slate, o que será uma grande mudança.
Vale lembrar também que o conceito tablet é algo que ainda está em desenvolvimento. As apostas para mudanças breves são grandes... e bastante plausíveis. E que, mesmo estando em "último", o tablet da HP ainda toma a frente de milhares outros produtos de "terceiros".

Para encerrar nossa brincadeira, um novo vídeo do brinquedinho fabricado pela Samsung:


E uma amostra do que será o HP Slate:


---

Nenhum comentário:

Postar um comentário