Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tecnologia de ponta invadindo os gramados - Parte 1

Não é de hoje que a nossa tecnologia vem invadindo o mundo dos gramados. As evoluções do futebol, por ela possibilitadas, vão desde estádios super hi-tech até bolas com uma menor aderência e/ou peso. 



A Copa do Mundo de 2010, como já dito algumas vezes aqui mesmo, teve muitas boas novidades para aqueles que apóiam o fato de as novas tecnologias invadirem o mundo da pelota. Porém, por restrições impostas pela FIFA, o esporte ainda é negligente às mais fantásticas novidades tecnológicas, se entregando apenas a  pequenos luxos como "vibracalls" para facilitar a comunicação entre juiz e bandeirinha, ou câmeras de alta resolução.


Para começar a falar nisso, vamos mostrar um vídeo de uma das maiores investidas da tecnologia nesse esporte: a evolução das bolas de futebol.






As mudanças são bastante perceptíveis, de fato. Com o passar dos anos - e, consequentemente, das edições - as bolas que beneficiaram as Copas do Mundo se desenvolveram bastante, estética e fisicamente. Mas, as tecnologias das quais dispomos atualmente poderiam mudar mais ainda nossa famosa redonda.
Proposta pela empresa "Agent", a CTRUS consiste em uma bola transparente, dotada de várias sensores para identificar informações que confundem os atentos olhos do corpo de juízes. Trabalhando em paralelo a pequenos outros sensores, a tal tecnologia fornece dados como "Foi gol ou não?", "Saiu ou não?", e etc.
Veja, na prática:





Além dessa, existem várias outras novidades que podem ajudar os juízes em decisões difíceis. Podemos citar, por exemplo, um sistema de comunicação (talvez em VoiP?) entre bandeirinha e juíz, para uma comunicação menos confusa e mais eficaz; cartões luminosos para facilitar visualização em ambientes escuros; placas eletrônicas - aquelas que vão nas mãos do quarto árbitro - dotadas de um sistema de aviso ao primeiro juíz; entre diversas outras.


---


Por ser um assunto bastante abrangente, nosso post será dividido em hoje e amanhã. Só para dar um gostinho, amanhã falaremos da tecnologia nas camisas, inovações para os técnicos e como os gadgets atuais estão ligados ao mundo da pelota.


Não deixe de passa amanhã!


Para encerrar, deixamos aqui um vídeo do processo de fabricação da Jabulani, a bola mais "tecnológica" já utilizada em Copas...





--------
Via MundoEstranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário