Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tecnologias no futebol - Parte 2

Como vocês puderam ver ontem, as tecnologias que correm pelo mundo da bola são inúmeras! Porém, contraposto ao que a maioria das pessoas pensam, essa tal "tecnologia" pode auxiliar não só os juízes nos lances mais duvidosos, mas também influenciar em questões delicadas como: postura, flexibilidade, tática, entre tantos outros aspectos. 

Quando falamos em uniformes, o investimento tecnológico por parte das fabricantes é bem intenso e interessante. Adaptações vem se tornando mais e mais frequentes, buscando o maior desempenho em campo. 

Como exemplo, podemos citar a camisa da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo que se foi. O tecido canarinho era completamente fabricado por uma fibra extraída da reciclagem de garrafas Pet, introduzindo, quase que num pioneirismo, valores sustentáveis no tão glorioso esporte. 
Além disso, muitas outras camisas propõe algumas leves inovações. A grande maioria das fabricantes introduziram, em seus modelos oficiais, traços feitos com um material menos flexível, para reajuste da postura do jogador: juntamente da tecnologia da "costura sem linha", essa se tornou uma grande aliada dos preparadores 
físicos das principais seleções mundiais. 






Ainda falando de camisas, podemos falar do uniforme da Lusa, do estado de SP. A terceira camisa do clube, além de apresentar um tecido diferenciado e um design estilizado pela fabricante Cavalera, é abençoada por uma tecnologia de realidade aumentada! Os torcedores que comprarem o manto negro poderão acessar um Quiz exclusivo no site do Clube, justamente por conta do novo uniforme. 

No mínimo, inovador.

Outro artigo futebolístico que sofre diversas alterações tecnológicas é a chuteira. Cada vez mais leves, precisas e resistentes, essas se tornam cada vez melhores e mais inteligentes. Na verdade, o novo modelo da NIKE reformula o conceito de inteligência, introduzindo uma tecnologia de reconhecimento automático do solo nas traves de sua nova chuteira. 

Pode ter certeza que as inovações vão além daquilo que imaginamos. A empresa Clansoft está introduzindo no mercado uma ideia que vai dar o que falar! Depois do surto iPad no mundo, os caras decidiram criar um pequeno aplicativo para tablet a ser usado durante o jogo, que se mostra um assistente técnico bem eficiente - analisando táticas, criando jogadas e tal. Somado a ele, a mesma empresa criou um software pós-jogo para as mesmas análises, porém mais detalhadas; o que facilita (ou não) o trabalho dos queridos técnicos. 

Não podemos esquecer também que o mundo da pelota não se limita às quatro linhas brancas que traçam os limites do campo. Podemos observar intervenções tecnológicas também fora dos jogos, em sua transmição, por exemplo, quando esta se apresenta online ao vivo, em HD, com supercâmeras e tudo mais.

Welcome to the 21th Century!

---------
Para concluir, um breve comentário:
É de conhecimento geral que a FIFA ainda é bastante preconceituosa para com nossas queridas tecnologias, dizem que estas podem ferir o caráter esportivo da coisa. Porém, negar as inovações propostas é como negar o mundo em que se vive, quando nossa era é baseada principalmente na evolução tecnológica! Extremismos são ruins, de fato; porém, uma pequena ajudinha ao juiz não seria nada demais, não?
E, apenas para ilustrar tudo isso, um vídeo-matéria do Jornal da Globo, falando sobre a tecnologia nos esportes...
Vale a pena conferir!




--------
Via Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário