Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O "Efeito Rede Social"


A realidade que hoje existe na vida dos jovens é completamente diferente daquela dos bisavós, avós e até pais destes.
O desenvolvimento do transporte rodoviário, e a bruta eclosão da violência - somados, é claro, com o também bruto desenvolvimento tecnológico - fizeram com que práticas comuns de nossos "antepassados" se perdessem no tempo.
Um exemplo clássico dessa situação são as brincadeiras de rua, que marcaram a vida de nossos avós, também foram presentes na de nossos mais, mas nunca chegaram a influenciar a nossa.
E essa quebra de costumes hereditários não foi tão percebida pelo público jovem das gerações Y e Z. A razão é simples. Por atravessarem uma juventude repleta de artigos tecnológicos, esses sofreram daquilo que podemos chamar de "Efeito Rede Social".

Aquilo que se limitava à família e aos colegas, tornou-se muito maior, quando rolando num ambiente que permitia a interação entre pessoas de diferentes lugares do mundo.
No Brasil, temos hoje várias dessas redes. As principais, porém, serão listadas - e analisadas, é claro! - aqui abaixo:

Orkut

Uma das redes mais aceitas em nossas terras, o Orkut tornou-se rapidamente uma epidemia no cenário jovem. Infelizmente (ou não), a rede social da Google não deu tão certo assim nos outros lugares do mundo. Porém, o público brasileiro aceitou tão bem ao sistema, que em pouquíssimo tempo tornou-se a nação que mais usava do serviço.
Com uma rede bastante diversificada, o Orkut é capaz de atender a vários públicos. Seus usuários desfrutam de uma interação absurda, seja em debates nos fóruns das comunidades, seja no aplicativo do GTalk da página do serviço.
Mesmo dominando a web verde e amarela por muito tempo, de uns anos pra cá, o Orkut vem perdendo adeptos. Para combater essa debandada, foi criada uma estruturação de layout completamente diferente; além de inúmeros joguinhos em Flash para chamar a atenção.
Ajudou bastante, mas não terminou com a fuga de usuários. Por ser uma rede "potencialmente problemática", os jovens brasileiros vêm buscando outras alternativas...
Particularmente, hoje em dia, uso apenas para passar o tempo no meu Café Mania :)




Facebook

O Facebook - ou FB para os mais próximos - se assemelha muito ao que é o Orkut. Porém, ao contrário do parente da Google, o Facebook se tornou bastante famoso em outros lugares do mundo, como no próprio território americano.
O FB vem se tornando uma saída chamativa para aqueles que já estão cansados dos serviços do Orkut. Porém, pequenas quebras de segurança vêm depondo intensamente contra a rede, fazendo com que usuários antigos - e mais cautelosos - pratiquem a mesma debandada a qual me referi quando falava sobre o Orkut.
Uma pena. Pelo pouco que uso do serviço, esse se apresentou bastante funcional... e nunca me deixou na mão. Pelo menos por ora...
Mas a lista ainda não acabou.



Myspace


Em nosso país, essa despensa comentários. Nunca pegou, e nunca vai pegar. Porque será?!



Twitter


Aah, o Twitter! O grande queridinho do momento. O pequeno pássaro azul, de forma inusitada, transformou as redes sociais ao explodir com um sistema que disponibiliza apenas 140 caracteres para sua mensagem. A "audácia" já começa no nome, que significa algo como: "gorjear"- aquele som que os pássaros emitem, sabe?
A grande maioria dos jovens de hoje tem um twitter; que tem aplicações das mais diversas também! Por incrível que pareça, a pequena rede "microblog" possibilita tanto divulgação pessoal, interação das grandes empresas com o público, até pequenos desabafos de adolescentes comuns.
Para mim, um grande encanto! Uso e abuso do serviço, que é cheio dos seus "Over capacity", mas que se torna bem legal quando bem usado.

---
Na verdade, essas são as principais. Obviamente, existem outras que merecem destaque, como o LinkedIN. Porém, como são direcionadas ao público adulto, não cabem nessa postagem.

É incrível como essas redes conseguiram uma fama extrema e rápida. Numa explosão gigante, o conceito de "rede social" dominou, além do ambiente web, a cabeça de N jovens do mundo todo.
Porém, não são só essas que habitam o coração da adolescência brasileira. Algumas outras besteirinhas também estão bastante presentes no cotidiano do jovem contemporâneo:



MSN Messenger

O mensageiro instantâneo da Microsoft provavelmente não esperava o sucesso que fez. Com vários updates em sua história, acabou se tornando a ferramenta indispensável na grande maioria dos computadores de todo o mundo. Mesmo que possibilitando, também, uma comunicação voltado ao lado comercial, o serviço se mostrou bastante útil para os adolescentes "botarem a fofoca em dia".
É claro que, uma hora, o jovem fica sem assunto e acaba meio que "desleixando" do MSN... mas, ele nunca o deixa por completo. Esse é o meu caso.


SMS


Sim! O serviço de mensagens entre celulares é algo que praticamente domina a vida de um jovem de hoje! Pesquisas realizadas nos EUA indicam que um jovem do sexo masculino enviam cerca de 30 mensagens por dia. As meninas já humilham, escrevendo em torno de 100 mensagens diárias.
Oh!
Quem diria que algo tão "antigo" virasse moda? Enquanto que o mundo não se adequa para promover uma conexão gratuita e integral - wherever you go, whenever you want - a saída é usar do sistema de telefonia para se comunicar com os distantes de maneira rápida e prática.

--

É isso aí pessoal. As redes e os mensageiros instantâneos vão dominar o mundo! O importante nessa festa, é manter-se sempre cauteloso... pois, por vivemos numa sociedade tão "abalada", os golpes se tornam cada vez mais frequentes. É sempre bom lembrar que seres mal intencionados podem usar de falsidade ideológica para atraí-lo para uma armadilha.
Além dessa última, a comunicação a distância favoreceu outro fenômeno bastante ruim. Enquanto as pessoas conviviam em paz, na antiguidade, hoje somos avassalados por pessoas carregando seus gadgets, cansadas, sozinhas... e ainda sofremos de maus antes raros, como a terrível depressão.

Independente disso, não tenha medo de usar tudo que esses serviços - todos gratuitos - oferecem. Sempre, é claro, olhando bem para quem você vai passar aquela informação importante.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário