Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O futuro do mundo


No mundo globalizado em que vivemos, a Internet é vital para estabelecer-se uma comunicação distante, prática e instantânea. Sendo muito mais barato que a telefonia, o serviço de rede que liga todos os computadores do mundo permite a quebra de barreiras estabelecidas pela distância; e transforma a população em um único sistema vivo, trocando informações a cada milésimo de segundo. Além de que este, frente aos telefones, a Internet ainda é privilegiada por possibilitar troca de arquivos em qualquer formato, a qualquer momento...

Para muitos, essa maravilha da computação é bastante recente. O mundo WWW do qual desfrutamos pode até ser "novinho", mas o pensamento que originou esses sistema de redes pessoais entregadas é bastante antigo.

Apresento, a todos vocês a História da Internet.






É difícil de imaginar que algo tão "genial" já se pensava na década de 60.
Pois bem, o belo infográfico acima mostra todo o desenvolvimento da rede - ou grande parte dele - até o ano de 2009.

E, daqui pra frente, o que vai ser?!

É isso que falaremos hoje, nesse post.


As Promessas

Podemos encontrar, após analisar o panorama internacional do mundo hi-tech, algumas das grandes expectativas para os anos que se seguem. Colocaremos aqui, para ilustrar, 4 dessas maravilhas com o futuro mais próspero possível.

1. HTML5.
Sim, ele é uma promessa. Sendo apoiado COMPLETAMENTE pela Maçã, a tecnologia estritamente rival do Adobe Flash vem crescendo, meio que engatinhando, mas conquistando aos poucos seu espaço no mercado.

2.Tablets.
O mesclado de netbook e smartphone já vem ganhando um lugar enorme nessa batalha maluca! Por ora, temos apenas um líder isolado: o iPad. Porém, com a evolução dos concorrentes, e com a introdução de "tablets de verdade" rodando Android, veremos um cenário de evolução intensa desses brinquedinhos... que, futuramente, podem substituir aquele nosso Notebook. Vai saber.

3.DLNA.
A tecnologia que permite a troca de informações entre eletrodomésticos dentro de uma rede, tem um potencial gigantesco! Ainda que meio acanhada, vem sendo "patrocinada" por algumas fabricantes; que, como eu, apostam na interação Machine to Machine dentro do ambiente doméstico.
Digo mais, daqui pouco tempo, esse projeto se estenderá não só a televisões e computadores. máquina de lavar, geladeira... tudo isso vai estar adaptado a esse sistema. Pode escrever!

4.Realidade Aumentada.
O grande sonho dos gamers. A aplicação da realidade aumentada em diversos ambientes vai crescer gradativamente. Assim que atingir à população diretamente, vai proporcionar um "amor à primeira vista", capaz de romper barreiras de preconceito que, com certeza, serão impostas à nova tecnologia.

Porém, contraposto a essas maravilhas, temos aquilo que, daqui um tempinho, vão se perder no tempo...
Por exemplo:

1. 3D.
Mesmo sendo um amante declarado da tecnologia, infelizmente, a fase do 3D não será tão duradoura. Da mesma forma que muitos gostam, muitos também não gostam... e a balança, quando deixar de ser favorável, vai começar a incomodar as fabricantes.
Quero muito que eu esteja errado.

2. Twitter.
A fama da rede de microblogs está lá em cima! Porém, daqui a pouco, algo "totalmente inovador" vai surgir, roubando todos os usuários do pássaro azul. Assim foi com Orkut, assim será com Twitter.
A triste vida de uma rede social.

3.Netbook
Credo. Credo. Credo. Atualmente, existem opções muito mais convidativas que o netbook, que exercem o mesmo, com muito mais "classe". Um grande exemplo é um tablet equipado com W7. O projeto do computador super-portátil é interessante, porém a baixa potência depõe contra o aparelho. O único fator que ainda mantém a vida deles é o baixo preço.
Mas isso não vai durar tanto.

4.Mouse e Teclado Físico
Já passou essa fase. Daqui poucos anos, o mouse que conhecemos hoje se tornará completamente obsoleto. O controle por movimentos dominará o nicho antes dos periféricos.
O teclado físico, hoje, já pode ser bem substituído por projeções e displays multitouch, ambos com um feedback sonoro bastante real.


--

Apresentamos, aqui, quatro exemplos do que vai, e do que não vai pra frente. É claro que essa lista é muito maior; mas com o que foi citado acima, já podemos brincar bem.

Já que é pra prever o futuro, vamos nos divertir mais ainda? Sabemos que a especulação do mundo das empresas também é grande. Então, por que não opinar aí também?
Para tal, assistam esse vídeo. Nada fantástico, mas que é bastante interessante... uma realidade distante da nossa, mas que nos dá uma boa ideia sobre quem vai dominar o mundo digital das próximas décadas.
Uma dica, começa com G.




Lembrando que tudo aqui escrito é pura suposição.
Mas bem fundamentada. =)

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário