Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mil desculpas, e-readers!!!

Há alguns dias escrevi aqui, nesse mesmo blog, um post relacionado à queda do mercado de e-readers, e de todos os contras que estes ostentam.
Mas, uma pequena - e saudável - discussão com meu pai (o professor Julio) durante o fim-de-semana despertou em mim a intensa curiosidade sobre o assunto.

Foi então que percebi que todo meu desgosto em relação aos aparelinhos com e-ink era extremamente precipitado, criado por reclamações de terceiros.

Então, vamos começar do começo.

Mesmo morando em um país que goza de um incentivo à cultura muito fraco, temos um número até bom de potenciais usuários de leitores digitais. A razão disso está no fato de, por termos N faculdades/escolas em nosso país, temos também X professores(as) espalhados por aí. E, quando se mora em uma casa de dois professores, pode perceber o número de livros que estes carregam!

Outra coisa que grita a favor dos Kindles e afins é o fato de arquivos PDFs se tornarem cada vez mais famosos, e pessoas usarem esses para ler diversos textos, artigos científicos, partituras, etc, etc, etc.

Para defender a honra antes difamada desses aparelhos, debateremos aqui algumas afirmações que, até então, eu acreditava muito:


"Ah, mas os novos tablets estão acompanhando programas para leitura de livros tão bons quanto os de "e-readers de verdade"!"

Sim e não. A interface pode ser idêntica, as funções podem ser exatamente as mesmas, porém a e-ink é insuperável quando se fala em leitura. Veja só o porque disso:




As fotos acima são experimentos de algum maluco, que decidiu sanar sua intensa curiosidade e analisar as telas de um Kindle e de um iPad por um microscópio. Enquanto a tela do iPad parece um jogo de Atari, a do Kindle é praticamente isopor, e aí está toda a diferença!
Não é necessário muito esforço para perceber como a e-ink agride muito menos os olhos que o cristal líquido.


"A diferença das telas é apenas relativa. Na prática, é tudo a mesma coisa!"

Outra besteira. Não é preciso muito para se notar o quão confortáveis são as telas de e-ink. Faça uma simulação você mesmo! Entre no Readability, siga os passos, diminua o brilho do monitor e perceba o quão confortável e menos desgastante a leitura em um display de LCD pode ser apenas ao imitar um e-reader com e-ink.

" É muito difícil encontrar livros em português para um e-reader."

Isso já foi verdade, mas agora é uma mentira deslavada! Hoje, existe uma store chamada Simplíssimo, que é destinada apenas aos livros em português.
Olha só: http://www.simplissimo.com.br/store/
Além disso, existem outros canais de compra que, se você procurar, com certeza vai encontrar.

"E-readers são muito caros!"

Sim e não, novamente. Se analisado o número de funções que eles realizam, realmente podemos notar um preço abusivo nesses brinquedinhos. Porém, quando vemos a qualidade com que eles exercem o que prometem, e se traçarmos um paralelo destes com os preços de smartphones, temos um gadget que, na real, nem é tão caro assim.
E, vale lembrar também que, nos Estados Unidos, um Kindle de 6" sai por "míseros" 150U$.

"Posso levar um livro em minha mochila sem pagar nada! Além disso, nada supera a experiência de páginas de papel."

Aqui, falo com mais cautela. Por ainda não ter pego na mão um desses, não posso dizer se o contato com um "livro de verdade" é mais prazeroso. Porém, depoimentos de muitos pessoas são bastante favoráveis à tela de "tinta digital". Dizem que é como papel de verdade. Vai saber...
Mas, tem algo que posso dizer com toda certeza do mundo. Quando compramos um livro em PDF, ao invés de comprarmos um de papel, fazemos com que ao menos uma árvore não seja cortada. E isso é bastante significante, quando analisamos a situação caótica em que vive nossa natureza.



É por essas e outras, meus caros, que, de agora em diante, vou defender com unhas e dentes ao pequenino. É obvio que, quando tiver um nas mãos, algumas características irão me aborrecer, e outras me encantar ainda mais.
Porém, será muito difícil ficar decepcionado com o gadget, depois de uma reflexão tão longa e detalhada.

Para você que quer ler ainda mais sobre o pequeno aparelho, acesse http://editoraplus.org/ e veja tudo sobre esse mundo feito em e-ink.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário