Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tradutor Multitask.

A Globalização existente no panorama social desse século é bastante perceptível. Enquanto que, nas últimas décadas, relações exteriores eram símbolo de status e importância, hoje se tornaram um tanto quanto corriqueiras, e exigem de nós um conhecimento profundo da língua padrão mundial - pelo menos da atualidade - que é o Inglês; além de uma certa desenvoltura para lidar com costumes individuais (condicionados pela nacionalidade) que podem existir em indivíduos de países longínquos.
Obviamente, o famoso "jogo de cintura" é uma característica respaldada por questões como personalidade e experiência. Portanto, essa depende única e exclusivamente daquele envolvido na relação.
Porém, a questão linguística da coisa é, para muitos, a grande vilã das relações exteriores. Você pode até dominar o inglês, mas a experiência de conversação é muito mais fluída, agradável e simples quando se usa seu "idioma natal".

Além do mais, essas conversas "internacionais" não são exclusividade de executivos e negociantes. As viagens a outros países vêm se tornando cada vez mais frequentes - com o declínio do preço das passagens de avião, e com o desenvolvimento da tecnologia destes. Tal situação, muitas vezes em busca do lazer, também implica num conhecimento prévio da língua local usada no país-destino.
Aí a coisa já muda de figura. Viajantes, muitas vezes, sofrem com a impossibilidade de comunicação em países que utilizam de línguas, digamos, "diferentes" como o mandarim e o alemão. A solução para isso, por ora, é uma mistura de "embromation" e mímica, que, além de ser um tanto quanto imprecisa, pode ser mal interpretada em países que usam de uma linguagem visual diferente da nossa.



Eis que surge o Transparent Translator. Sua função principal já resolveria diversos problemas, guerras mundiais e coisa e tal... mas, essa já é "lugar-comum" em diversos aparelhinhos por aí: a tradução. A maneira como o gadget executa essa função é relativamente comum, mas tem seu encanto. Essa se divide em "Speech Mode" e "Text Mode".
No "Modo fala" (Speech Mode), o usuário grava uma frase no aparelho, escolhe o idioma para qual quer que essa seja traduzida, e um auto-falante embutido se encarrega de gritar para os céus sua frase em uma outra língua. Interessante, mas nada incrível.
O "Modo texto" (Text Mode) é tão interessante quanto. Nele, o gadget permite o reconhecimento de um texto - em uma imagem - e o traduz para a língua desejada.

Os recursos de tradução são realmente muito importantes. Carregar um tradutor em sua mão, para onde quer que você vá, é algo muito bom, uma vez que mímicas podem ser um tanto constrangedoras.
É evidente que o "Modo fala" presente no gadget poderia ser muito bem substituído por um tradutor simultâneo; mas esses são muito caros, impossibilitando a comercialização "em massa".
Para o "Modo texto" também existem outras saídas, mas não tão usais quando a possibilidade de traduzir aquilo escrito, sobre qualquer superfície, apenas com o reconhecimento da imagem.

Mas, além dessas, o Transparent Translator é abençoado por uma terceira e fantástica capacidade, voltada principalmente aos turistas e estudantes: o "Windown Mode".
O "Modo janela" é algo parecido com o serviço Google Goggles. Nele, o pequeno gadget conceito consegue analisar todas as imagens que passam por sua tela, identifica-las e trazer informações sobre elas direto de uma Wiki.
Imagine a situação:
Você está em Minas Gerais, observando as estátuas de Aleijadinho. Uma delas desperta um interesse maior em você e, para conseguir informações sobre ela, é necessário um guia turístico ou algo do gênero.
Não mais! Basta tirar seu Transparent Translator do bolso, que esse reconhecerá a escultura, trará informações das mais diversas na palma de sua mão, e te informará sobre tudo aquilo que você deseja.


Um conceito que, ao mesmo tempo em que abrange diversas áreas do mercado, tem um foco em um único nicho deste - a tradução. Em eras como a nossa, um tradutor acaba sendo indispensável, mesmo quando dominamos duas ou três línguas.
É importante frisar que, de forma alguma, um aparelho desses pode substituir o estudo profundo de um idioma... se você quer a coisa do seu jeito, faça-a você mesmo!

Mas que o "Windown Mode" nos encanta, não podemos negar.

---


Nenhum comentário:

Postar um comentário