Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Windows 95, WE LOVE YOU!





Nessa terça-feira (24), o mundo Hi-tech comemorou o aniversário de 15 anos de uma das maiores maravilhas tecnológicas da computação da década de 90. Estamos falando daquela que possibilitou um funcionamento muito mais eficaz e fluído do computador pessoal. Estamos falando do Windows 95 - sistema operacional da Microsoft do Tio Gates.

Porém, antes disso, muito coisa aconteceu no mundo dos OSs. O grande boom da indústria "PClística" foi em 1990, com o lançamento do inovador Windows 3.0. A introdução deste no mercado promoveu, ao usuário, uma praticidade maior - com um gerenciador de arquivos e um painel de controle; e uma navegação mais agradável - com a evolução da interface gráfica.
Logo depois, em 91, surgiu o Windows 3.1, que seguiu a mesma linha de seu parente, com sutis melhorias.


Foi então que, em 1995, a organização de um sistema operacional foi determinada por um único nome: Windows 95. A estruturação deste é a que predomina nos computadores da atualidade: menu iniciar, desktop, etc, etc. Foi esse OS que revolucionou os sistemas operacionais, e ditou uma moda que esta longe de acabar.
Logo após o queridinho aniversariantes, surgiram upgrades: 98 e Me
O Windows 98 trouxe alguma melhoras; mas se mostrava um tanto instável e só veio a alcançar a "perfeição" em sua segunda versão (SE).
Depois disso, a Microsoft decidiu lançar o Windows Me - o maior fracasso da empresa. O OS trazia relativas melhoras, mas se mostrava muito instável e parecido com sua versão anterior (o 98 SE), o que desencadeou a morte precipitada do sistema.

No ano de 2001, porém, temos mais uma revolução. Um Sistema Operacional mais seguro, prático e bonito que todos os anteriores - o Windows XP.
A genialidade da Microsoft ao criar o sistema foi tanta, que inúmeras empresas ainda o têm como preferido, por conta do baixo custo e do bom rendimento deste, mesmo em máquinas desatualizadas. A única coisa que sacrifica o sistema, nos dias de hoje, é a incompatibilidade que este atravessa em relação a seus sucessores.

E por falar em sucessor, logo após a era XP, em 2007, nasceu aquele que viria a ser o segundo maior fracasso da história da empresa. Um OS que prometia muito, e entregava pouco... o que enobreceu cada vez mais a fama de seu antecessor, e teve uma aceitação muito baixa em relação a seus parentes distantes. Seu nome era Windows Vista.
Mesmo sendo nativo em algumas máquinas ainda hoje, o OS é extremamente deprimente. Problemas de incompatibilidade, exigência demasiada de hardware - tudo isso só - mal - resolvido em suas versões finais.

Porém, os amantes da Microsoft não se arrependeram de esperar. Após uma fase estranha atravessada pela empresa, em 2009 surgiu ao mundo o Windows 7. Esse sim foi cumpriu - e cumpre - as promessas que seu antecessor insistia em negligenciar. O OS mais atualizado da empresa, atualmente, e que conquista diversos amantes a cada dia; tanto por rodar com fluidez quanto por ser realmente bonito.

Temos então, nos dias de hoje, um panorama onde o Windows é, disparadamente, o OS mais usado de todo o mundo. Mesmo não sendo um Microsoft Lover, tenho que assumir que estes são dados bastante interessantes. Mesmo combatendo contra Mac OS e Linux, as Janelas conseguiram manter-se com grandes proporções no mercado de sistemas operacionais.
É evidente que existe uma migração de usuários entre esses três grandes rivais. Porém, a queda dos números da Microsoft foi baixa, e rapidamente suprida com a introdução da mesma em novos nichos de mercado: videogames e smartphones.

É bom ver que evoluímos tanto! Tecnologicamente, claro. É assustador observar quão "bruta" era a tecnologia de 15 anos atrás... e quão limpa essa está se tornando. Assista ao vídeo abaixo e perceba como seu Ubuntu, Leopard ou Seven é fantástico! E lembre que tudo começou com esse bonitinho aí, o aniversariante:



Simplesmente nostálgico. Como era bom viver com 64 de RAM e 128Mb de HD. Ou não.
Independente disso, deixamos aqui nosso parabéns ao Windows 95, à Microsoft, e a você, que atravessou cada evolução dessas.

--


Nenhum comentário:

Postar um comentário