Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tecnologia em prol do Esporte. Ou da política, tanto faz...

O Brasil é, indiscutivelmente, a nação mais apaixonada por futebol de todo o mundo. E, por honrar essa paixão generalizada, os brasileiros que tendem ao lado tecnológico da força gostam bastante de se deparar com uma notícia que envolva o esporte quando lêem as principais notícias de seu blog de tecnologia favorito.

Então, vamos lá.

A Copa do Mundo ainda nem acabou direito, e o mundo já está com a cabeça no futuro. Tá, acho que já disse isso alguma vez... mas não importa. O fato é que, enquanto o Brasil se preocupa com edificações e estruturações para o ano de 2014, o resto da Terra não está nem aí para nós; bom, pelo menos uma parte da Terra.
Como já é de praxe, as nações que desejam sediar um evento de tal "magnitude" devem realizar uma proposta, para que então seja adicionada em uma votação junto de outras nações também ambiciosas. E, para o ano de 2022, a mudança dessa sequência é improvável.

Tendo os países já produzido o material relacionado à reestruturação interna para adaptação em quesitos como transporte, moradia e blá, blá, blá, sobra ainda um tempinho para pensar no lado tecnológico da coisa. E, quando se fala em Japão e Qatar, a brincadeira é de gente grande.
Mesmo não tendo a tradição tecnológica do Japão, a proposta "hi-tech" do Qatar é de cair o queixo. O vídeo a seguir ilustra bem isso.

Ps. Em nosso endereço antigo, o mesmo vídeo já foi utilizado. Porém, a critério de ilustração, esse foi o que melhor coube no momento atual.



Observe que, além de cumprir muito bem os aspectos tecnológicos, a beleza é também tópico de elogios para uma proposta dessa magnitude. Além do exibido pelo vídeo acima, o Qatar ainda pretende inovar com algumas brincadeirinhas a parte, como equipamentos para se armazenar calor e telões gigantes envolvendo o estádio, como no vídeo a seguir:


É realmente incrível! Pelo menos por ora... talvez pra 2022 seja algo desatualizado; vai saber...

Bom, enquanto o projeto do Qatar esbanja beleza e foca em tecnologias fantásticas, porém como falado a pouco, que podem se tornar um tanto "obsoletas" para a época em que aplicadas, a Terra do Sol Nascente aposta naquilo que é inimaginável. Ou era. Ou é.
Os japoneses fizeram a proposta à FIFA de que todas as partidas da Copa fossem exibidas em todos os estádios do mundo, ao vivo. Algo relativamente normal. Só que o legal da coisa é que essas exibições seriam todas em holografia!
Todo mundo já conhece - e já sonhou - com holografias, né não?! Então, agradeçam aos japoneses. Ah, e briguem com a FIFA.
Por que brigar? Seria tolice acreditar que uma organização, que nem uso de replay permite, apoiasse o uso de uma tecnologia super inovadora em suas competições.
Mas, não custa sonhar.
Veja o vídeo de demonstração:


Enquanto isso, os europeus ainda não se manifestaram sobre essas super-inovações... porém deve ser questão de tempo para pintar alguma coisa.

Num cenário desses para um tempo tão próximo, imaginem as surpresas que teremos para 2030, 2034 e todo o resto.
OMG!

---



Nenhum comentário:

Postar um comentário