Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Salvação de nossos tempos...

O meio de locomoção que se tornou mais comum em nosso século é o carro. Por propiciar um maior conforto e privacidade, e pelo fato de ser extremamente personalizável - e de um relativo baixo custo - o automóvel compacto de uso pessoal se tornou fama geral desde sua criação, em meados de 1900.

Naturalmente, conforme os anos se passavam, o carro entrou num processo de evolução tremendo, tanto conceitual quanto tecnologicamente. Em paralelo a esse processo, a aceitação deste foi crescendo, o que gerou uma reestruturação tanto física quanto mental da nossa sociedade; e causou uma reformulação integral dos costumes e dos ambientes públicos e privados desse novo mundo.

Mas nem tudo foram flores. Juntamente dos prós desse novo meio prático e rápido de locomoção, vieram os devastadores contras.
A questão ambiental é um caso a parte, digna de um outro post. Mas, além dela, podemos citar também mudanças perceptíveis no comportamento dos usuários do novo meio de transporte, que se tornou mais áspero, rígido e explosivo. Junto da facilidade do automóvel, fundou-se o trânsito devastador; que, por sua vez, trouxe os acidentes, que inflamaram a vida das pessoas e tornaram a rotina das grandes cidades completamente exaustiva.

O trânsito, potencializado pela super-população das megalópoles por aí, já é um "caminho sem volta". Porém, os acidentes são facilmente "evitáveis" quando usamos daquilo que temos de mais tecnológico em nossos tempos.

É então que chegamos num dos pontos de nosso post de hoje.

Desenvolvido pela imaGinyze, o aplicativo para iPhone Augmented Driving promete evitar grande parte dos acidentes de trânsito, além de facilitar a vida do motorista. O App usa da realidade aumentada para identificar e permitir uma visualização, no display, do trânsito no entorno do condutor em questão. O pacote inclui avisos como "Veículo a frente", entre outras; além de mostrar informações como velocidade, distância e tudo mais.


Porém, os perigos de um motorista não se baseiam apenas daqueles que envolvem o trânsito. A exaustão pós-condução é algo que aflinge a grande maioria dos condutores do mundo - principalmente brasileiros. E, esse cansaço excessivo pode acontecer até quando este é evitado, nas horas de lazer.
É comum que, num fim-de-semana, os Shoppings Centers das grandes cidades estejam lotados. E, por sociedade usuária de carros que somos, revertemos essa lotação dos corredores em lotação dos estacionamentos... e, a busca por vagas, se torna o esporte mais cansativo possível.

Mas, para que tanto stress quando temos tanta tecnologia, oras!
Já em funcionamento no Morumbi Shopping, uma tecnologia que pode revolucionar sua vida é a de sensores de vagas nos estacionamentos. O principio da coisa é simples: com o auxílio de sensores de presença em cada vaga, e de pequenas lâmpadas de LED, o sistema trabalha para mostrar ao condutor - e cliente - as vagas que estão ou não vazias. A tecnologia ainda ajuda o motorista a identificar vagas preferenciais, representadas pela cor Azul (enquanto que vagas livres são representadas pela cor verde e ocupadas pela vermelha).
Além de tudo isso, a brincadeirinha ainda nos mostra, em diversas placas espalhadas no estabelecimentos, a quantidade de vagas livres em cada pavimento. Uma beleza!





É fantástico como tecnologias tão simples podem sanar problemas tão presentes em nossa sociedade. De simples implementação, ambos podem transformar o ambiente em que se manifestam... ao mesmo tempo em que são tremendamente encantadores para nós, leigos!

=)

---


Nenhum comentário:

Postar um comentário