Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parabéns, IE!


No dia 16 de Agosto de 1995, surgia ao mundo algo que, depois de poucos anos, conquistaria uma fama tremenda entre milhões de pessoas de todo o planeta, e depois cederia à falta de originalidade. Sucessor do Mosaic, o Internet Explorer - famoso IE - prometia uma navegação on-line naquilo que os geeks de 95 acreditavam ser internet.
O tempo foi passando, e o IE foi quebrando dogmas, libertando almas, e, no final dos anos noventa o navegador de Gates já ultrapassava o então ditador Netscape. Alguns anos depois, em 2002, o Explorer já era o browser mais usado em todo o universo, alcançando incríveis 95% de preferência do público.

Porém, com a evolução da rede mundial de computadores, novas empresas passaram a disputar do mesmo ramo que a Microsoft, o que prejudicou DEMAIS no crescimento do pequenino azul. Na metade da mesma década, o Firefox já consumia uma boa fatia do mercado. A raposa se aproximava da dianteira do antigo soberano, e assustava cada vez mais os discípulos de Bill.

Depois do fenômeno de expansão que aconteceu com o navegador da Mozila, algumas outras empresas perceberam um incrível espaço para disputa nesse mercado. Foi então que surgiram Chrome e Opera. Estes novos, por sua vez, representavam o que se tinha de mais moderninho no panorâma tecnológico da época. Com layout super clean e personalizável, e uma velocidade de encher os olhos, os filhotes dos já veteranos Firefox e Explorer conquistaram seu espaço, aos poucos, configurando o que hoje é uma das batalhas mais sanguinárias de todas já presenciadas por humanos. É claro que, em torno de toda essa disputa no universo Gates, o Safari - já consolidado no Mac OS - decidiu brincar com todo mundo, e dançar conforme a música que ali tocava.

O que vivemos hoje é uma realidade bem democrática, e bem violenta! Atualizações cada vez mais intensas marcam uma guerra bastante intensa entre os navegadores dessa década.
Os ditadores do momento são

*Internet Explorer 9
*Google Chrome 6
*Firefox 4
*Opera 10.6
*Safari 5

Cada um com sua qualidade, o usuário pode se esbanjar ao escolher seu navegador, analisando o uso que este terá em sua máquina e até quanta memória ele está disposto a doar para essa aplicativo.
Sendo bem sincero, o IE9 entra nessa lista apenas por questão ilustrativa. Com opções mais bem estruturadas, melhores, mais atualizadas e, é claro, mais bonitas, é difícil se deixar levar pelos poucos encantos que o veterano nos demonstra.

Veja abaixo uma comparação entre os outros quatro.



Os resultados apresentados mostram bem como Chrome e Opera são a solução para a vida de muitos usuários. Firefox, que acabou declinando em sua nova versão, ainda tem seus méritos, mas cai muito bem apenas como segunda opção. Já o Safari... ah, nem precisa dizer nada.
Infelizmente, não consegui encontrar nada comparando diretamente as novas versões dos navegadores diretamente com o IE9.
Mas, as versões anteriores receberam o privilégio que serem comparadas com o coroa, como você pode ver aqui:



Observe que o IE disputou a lanterna com Safari e Firefox, na maioria das vezes. Porém, esses dois estavam 1-na versão beta, 2-na versão desatualizada.
Portanto, já foi o tempo do Explorer.

Será?

Sabemos já que a grande aposta da Apple para o universo on-line é o HTML5. Pois bem, quando realizado um teste dessa nova tecnologia nesses programas, olha só no que deu:



Pásmem! O IE, juntamente do Firefox esmagaram Chrome e Opera. OH! Parece até alguma vingança...

Podemos concluir então que, realmente, o seu uso é a única coisa que pode determinar o seu navegador. Vale lembrar que os testes aqui exibidos foram realizados em uma plataforma Windows. Os resultados para Mac podem variar bastante... até porque, quando se fala em Mac OS X, o Safari participa mais ativamente da disputa.

Independente de tudo isso, parabéns ao nosso querido Internet Explorer. Só não me peça pra desejar muitos anos de vida, né?!

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário